Normas sociais e violência de gênero: como elas estão relacionadas?

Um homem deve ser forte e agressivo, e uma mulher é humilde e paciente? Não é segredo que esses requisitos rigorosos levam a muitos problemas. Um novo estudo lança luz sobre como mudar essas normas sociais que podem levar à violência de gênero.

A violência de gênero afeta a saúde física e mental de meninas e meninos, homens e mulheres em todo o

mundo. A desigualdade de gênero está associada não apenas à violência doméstica, mas também a relações sexuais irregulares em homens, tabagismo e abuso de álcool. Tudo isso, por sua vez, leva a problemas de saúde. Idéias difíceis sobre masculinidade e feminilidade podem contribuir para a compulsão ao sexo.

“Se a sociedade espera que os homens dominem e mostrem agressão, e as mulheres se comportarão passivamente, significa que se supõe que forçar as mulheres a fazer sexo é normal. Meninos que não se comportam agressivamente podem provocar e humilhar. Ao mesmo tempo, eles geralmente não têm os olhos dos modelos de interpretação de papéis nos quais os homens protegem e apóiam meninas e mulheres ”, diz o chefe de pesquisa, especialista do Instituto de Saúde Reprodutiva da Universidade de Georgetown Rebeck Lundgren.

Ela acredita: é necessário que as pessoas falem sobre esses problemas e discutam normas sociais em famílias, escolas, entre colegas. É importante encontrar maneiras alternativas de manifestar masculinidade e feminilidade – exatamente o que pode levar a relações fortes e saudáveis.

A necessidade de entender as normas de gênero e sua conexão com a violência não é limitada por nenhuma região ou país

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik